Na última quinta-feira, 09 de outubro de 2025, o distrito de Arraial d’Ajuda recebeu a 1ª Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Porto Seguro, um marco histórico para a aproximação do Poder Legislativo com a comunidade local.
O projeto da Câmara Itinerante foi idealizado em 2014 pelo então vereador e atual presidente da Casa, Dilmo Santiago, em coautoria com o ex-vereador Marcos da Aurora, sendo aprovado em duas votações naquele ano. Agora, sob a presidência de Dilmo Santiago, a iniciativa se concretiza, levando as atividades parlamentares diretamente às comunidades do Município.
A programação contou com duas sessões.
A primeira foi solene, destinada à entrega do Título de Cidadão Porto-segurense “In Memoriam” a Servatius Nicolaas M. Hogenboom, arquiteto holandês que escolheu Arraial d’Ajuda para viver e se destacou por sua atuação na preservação do antigo Campo de Aviação, impedindo sua invasão e garantindo a manutenção desse importante espaço para a comunidade.
O Título foi recebido pela Associação dos Amigos do Arraial, representada por Neo e Fernando, que, juntamente com Servatius, protagonizaram essa luta em defesa do Distrito.
Na segunda parte da solenidade, foi realizada a 10ª sessão ordinária, seguindo a pauta legislativa da Casa, o que permitiu à população presente acompanhar de perto o funcionamento da Câmara e a atuação dos vereadores.
O evento ocorreu no auditório da Escola Municipal Rita de Cássia, que ficou completamente lotado. A ambientação reproduziu com fidelidade o plenário da Câmara, levando ao público a experiência de uma sessão legislativa completa.
Dos 17 Vereadores, 15 estiveram presentes: Anderson Ricelli; Andressa Carvalho; Ariana Prates; Derival Brito (Pepo da Van); Dilmo Santiago; Evanildo Lage; Kempes Neville (Bolinha); Lívia Bittencourt; Lucas Barreto; Lucas Nascimento; Robinson Vinhas; Rodrigo Borges; Saulo Almeida; Tiago Maciel; Vanderlei Silva, com duas ausências justificadas por motivos de saúde dos edis: Cássio Campeche e Enildo Gama (Roló). O encontro também contou com a presença do vice-prefeito Paulo Onishi e demais autoridades locais.
Durante a sessão, o presidente Dilmo Santiago assinou o contrato com a empresa responsável pela realização do concurso público da Câmara Municipal de Porto Seguro, reforçando o compromisso da atual gestão com a transparência e a valorização do serviço público.
