Os vereadores de Porto Seguro aprovaram na sessão desta quinta-feira (24/10) três projetos de lei do Executivo Municipal em prol da saúde e educação e discutiram assuntos relevantes como a implementação de ônibus elétrico no município.
No pequeno expediente, o vereador Eduardo Tocha (Pode) foi primeiro a usar a Tribuna. Ele agradeceu a sua família pelo suporte recebido na sua trajetória política. Tocha, que não conseguiu se reeleger na eleição do dia 6 de outubro, agradeceu aos seus eleitores pelos votos ressaltando que continuará a servir a cidade com projetos sociais. “Desejo toda sorte de bênçãos a todos os vereadores na próxima gestão. Sou muito grato às pessoas que acreditaram em mim”, disse o vereador Tocha.
Em seguida, Charles Sena (PMB) falou sobre o orgulho das suas conquistas no mandato de vereador. “Estou de cabeça erguida, com a sensação do dever cumprido. Agradeço a todos que votaram em mim. Sinto-me honrado pela contribuição que deixei na Casa”, ressaltou.
Lionete Matsui – Lia Arigatô (Avante) também agradeceu a população pelos votos e ressaltou que trabalho continuará independente de não ter conseguido a reeleição. “Para mim é uma missão cuidar dos animais e trabalhar em prol das causas sociais”, disse a vereadora.
Lia solicitou ainda à secretaria de Serviços Públicos uma força-tarefa para a limpeza do cemitério Pousada Eterna. Já para a população, ela fez um apelo para não abandonar seus animais.
O vereador Lucas Barreto (PMB) agradeceu ao prefeito pela cobertura externa do mercado Pedro Abade, no Bairro Campinho e sugeriu que o espaço seja também utilizado para a prática esportiva. Ele agradeceu ainda a pavimentação da rua 12 no bairro Mirante.
Em suas considerações, o vereador Vinícius Parracho (PSB) informou que a prefeitura está providenciando a troca da frota de ônibus da cidade por veículos elétricos. Informou também que há a possibilidade de implementação da tarifa zero na cidade.
“Fico feliz porque isso mostra que o trabalho dessa Câmara através da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dá resultado e que o debate é possível. Mostra ainda que Porto Seguro pode ser o carro-chefe na implementação de políticas públicas de qualidade de transporte público e também em outras áreas”, disse o vereador Vinícius.
Em seguida, o vereador Reinaldo Farofa (PRD) pediu ao Executivo Municipal o prosseguimento do trabalho de pavimentação das vias principais do distrito de Trancoso. Ele falou ainda sobre a sua Moção de Congratulações para o PM Marcos Paulo Ribeiro de Souza e PM José Jhones Cerqueira da Paixão pela atuação no conflito no distrito de Caraíva com suspeitos de tráfico de drogas.
O vereador Nilson Bezerra – Nilsão (Pode) solicitou ao Executivo a implantação de uma creche/escola no distrito de Pindorama. Ele pediu também a continuidade do serviço de pavimentação nos bairros Porto Alegre I e II e a instalação de um ponto de ônibus em frente ao atacadão Mineirão.
O líder do governo na Casa, Robinson Vinhas (PCdoB) parabenizou Jânio Natal pela vitória, ressaltando que fez por merecer com as inúmeras obras pela cidade.
Robinson parabenizou também os vereadores e informou que Porto Seguro terá a tarifa zero com a implementação de 30 ônibus elétricos na cidade. O líder agradeceu ainda aos seus eleitores pelos 1.406 votos.
Na sequência, o presidente Dilmo Santiago (PL) falou sobre a questão da sucessão presidencial, ressaltando que não irá mais falar sobre o assunto até o dia da votação em 1º de janeiro de 2025.
“Fico muito feliz quando vejo pessoas como Dr. Anderson Ricelli e outros vereadores declararem seu apoio a minha pessoa. Deixo claro que se Jânio Natal apoiar outro vereador –, podem ter certeza que estarei junto ao governo. Não tenho ambição pelo poder. Mas fico muito feliz com o apoio dos vereadores e de no mínimo 99% dos funcionários dessa Casa. Isso mostra o reconhecimento de todos pelo trabalho que realizamos. Estou preparado para continuar”, ressaltou o presidente.
Aos parlamentares que irão assumir a cadeira de vereador na Câmara Municipal no dia 1º de janeiro, o presidente Dilmo falou para ficarem a vontade para escolher aquele que melhor possa representar a Casa de Leis do município de Porto Seguro.
Ordem do dia
Em 2ª e última votação foi aprovado o PL Nº 039/2024 que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar permuta de área para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito do Arraial d`Ajuda. O projeto foi aprovado por unanimidade dos presentes.
Em 1ª votação, foram aprovados outros dois PLs, também por unanimidade: PLs Nº 041/2024 que dispõe sobre a criação da Escola Indígena Pataxó Bugigão e Nº 042/2024 que dispõe sobre a criação da Escola Indígena Pataxó Novos Guerreiros.