Na manhã desta quinta-feira (27/2), a Câmara Municipal aprovou dois projetos de lei do Legislativo Municipal, requerimentos, indicações e discutiu questões importantes, como demandas dos ambulantes, ponto de ônibus em frente ao atacadão Mineirão, abastecimento de energia em Trancoso, assistência a dependentes de drogas, entre outras.
Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 001/2025, de autoria do vereador Lucas Nascimento, que proíbe os supermercados de demais estabelecimentos comercias cobrarem as sacolas plásticas e ou biodegradáveis.
Já, em primeira votação, da vereadora Ariana Prates, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 009/2025, que reconhece como de Utilidade Pública Municipal a Associação dos Moradores e Proprietários do Paraíso dos Pataxós.
O pequeno expediente, que é o momento em que os vereadores têm três minutos para fazer suas considerações na Tribuna, o vereador Roló solicitou ao presidente da Casa, Dilmo Santiago para acrescentar mais dois minutos ao tempo para que o vereador tenha mais tempo para apresentar as demandas do município.
Roló questionou ainda o Atacadão Mineirão, salientando que a empresa lucra na região e não investe nada na cidade. “Venho pedindo ao Atacadão Mineirão para construir dois pontos de ônibus em frente ao estabelecimento para proteger os consumidores da chuva e do sol, entretanto, a empresa vem ignorando minhas solicitações”, disse o vereador Roló.
Em suas considerações, o vereador Dr. Anderson falou sobre a sua viagem a Salvador em busca de recursos e melhorias para Porto Seguro, como a reforma da quadra de esportes do Arraial D’Ajuda.
Dr. Anderson informou ainda o telefone 7996-3218 do Disque Abordagem da Assistência Social, em prol da assistência a dependentes de drogas, que vivem nas ruas.
O vereador Saulo da Distribuidora falou sobre o seu requerimento junto ao Executivo Municipal e notificação junto a Neoenergia Coelba para instalação de escritório no litoral sul Trancoso/Caraíva.
O Primeiro secretário Robson Vinhas (PCdoB) solicitou melhorias no bairro Village. Wanderley Calango falou sobre o seu requerimento solicitando construção de ponte que interliga os bairros Paraguai e Casas Novas e abertura de rua.
O vice-presidente Lucas Nascimento solicitou ao Executivo Municipal, o envio de proposição versando sobre inclusão no Plano Municipal de Educação, diretrizes que atenda crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que pode estar associado a outros transtornos como o transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual (DI) e epilepsia.
O vereador Bolinha fez críticas aos setores da saúde e da educação em Porto Seguro. Já a vereadora Lívia Bittencourt falou sobre o bloco de carnaval com o tema: respeito às mulheres.
A vereadora Andressa Carvalho falou sobre o seu requerimento ao Executivo para a criação da Superintendência de Assuntos Cristãos.
Após as discussões, o presidente Dilmo encerrou a sessão marcando a próxima para o dia 13 de março.