Na primeira sessão ordinária de 2022, realizada na manhã desta quinta-feira (10/2), os vereadores de Porto Seguro discutiram e aprovaram 11 requerimentos e dez indicações. Entre os requerimentos aprovados está o de autoria da presidente da Câmara, Ariana Prates (PL), que solicita a pavimentação asfáltica das ruas da Agrovila e da ladeira do Imbiruçu.
A sessão também inaugurou a reforma do plenário que ganhou nova repaginagem – carpete, e cadeiras adaptadas às necessidades do ambiente, se transformando em um espaço funcional e mais agradável à população. O investimento na melhoria vem de recursos economizados durante o ano de 2021, sob a gestão da presidente da Câmara Municipal.
Conforme a tradição, na primeira sessão do ano, foram executados os Hinos Nacional e Municipal
Como é de praxe, os trabalhos foram transmitidos pelo youtube e pelo facebook da Câmara.
No pequeno expediente, o vereador Derival dos Santos – Pepo da Van (PODE) foi o primeiro a usar a tribuna. Ele desejou um bom ano a todos e ressaltou a importância da sua indicação para a construção de galeria de águas pluviais e pavimentação da rua Plenitude no distrito do Arraial d`Ajuda.
Já o vice-presidente da Casa, Robson Vinhas – (PCdoB), ressaltou que mesmo tendo sido aprovado um projeto de lei na Câmara que dispõe sobre transporte complementar, e regulamentação dos aplicativos, as categorias não têm trabalhado conforme o que compete às mesmas, consequentemente prejudicando o serviço dos taxistas.
A vereadora Lionete Matsui – Lia Arigatô (Avante) destacou que há vários projetos de lei aprovados na Câmara que não estão sendo aplicados, e salientou a importância de colocá-los em vigor. Ela falou ainda sobre um requerimento de sua autoria e do vereador Enildo da Gama – Roló (PSC) que requisita do Executivo a cobertura da feira do Campinho, ressaltando que os feirantes têm sofrido diante do trabalho sob o sol forte ou chuva, conforme o clima. Outro requerimento citado pela vereadora, destacado como relevante, foi a instalação de um banheiro público na passarela do Álcool.
O vereador Eduardo Levino – Tocha (PMB), como de praxe, iniciou seu discurso abençoando o município e as famílias porto-segurenses. Tocha fez um apelo ao secretário de Saúde, Miguel Balejo para providenciar um mutirão de cirurgias eletivas na cidade.
O vereador Roló reforçou o pedido de Tocha pelas cirurgias eletivas e fez outro apelo ao secretário de Saúde para regularizar a questão dos medicamentos no município. Ele ainda criticou o serviço dos guardas de trânsito que estão atuando no município, argumentado que a categoria está aplicando multas a torto e a direito na população. “Fizemos a lei para regularizar o trânsito e não para tomar o dinheiro do cidadão.
Em seguida, o vereador Lucas Barreto (PMB) falou da importância do seu requerimento para a população, para revitalização na iluminação da BR 367, na orla norte, interligando ao município de Cabralia. Destacou ainda sua indicação para realização de operação “tapa-buracos” e “mutirão de limpeza” no bairro Parque Ecológico III.
O vereador Reinaldo Bispo dos Santos (PODE) também destacou o requerimento de sua autora para reforma da quadra poliesportiva de Trancoso.
Na sequência, Nilson Bezerra (PROS) ressaltou o problema da cracolândia, em frente ao antigo fórum, na área central da cidade. Nilsão pediu ainda providências em relação a poluição visual provocada pelos fios de operadoras e internet, salientando que foi aprovado na Casa um projeto de sua autoria para a remoção desses fios.
O vereador Ronildo Alves – Nido (PSD) falou sobre a visita da secretária de Educação Dilza Reis e de Ana Paula a Trancoso para tratarem sobre a demanda de creches na região. O vereador informou que há 90 crianças na lista de espera por creches em Trancoso. Nido ressaltou ainda que o setor de transporte da secretaria de Saúde está deixando a desejar e solicitou uma atenção especial em relação à questão.
Já o vereador Charles Sena (PROS), solicitou ao Executivo uma atenção especial ao Complexo do Baianão, e citou várias localidades, como Mercado do Povo. Há ruas sujas, sem varrer e matagal. Ele falou ainda sobre o seu requerimento e de Nilsão para construção de creche/escola nas Casas Novas no bairro Frei Calixto.
Em seu discurso, o vereador Kempes Neville – Bolinha (PSC) destacou dois problemas no município: a saúde e a educação. Segundo o vereador, foram destinados 17 milhões de reais para medicamentos, e no entanto esses medicamentos não têm chegado à população. Em relação a educação, Bolinha falou sobre a questão das merendas. “Foram destinados 24 milhões de reais para compra de merendas”. Ele criticou ainda a farra das marmitas para os servidores do Executivo.
O vereador Evanildo dos Santos – Van Van (PSD) desejou um ano abençoado a toda população e vereadores, lamentou a morte do servidor conhecido como Daniel da Dengue, criticou a atuação dos guardas de trânsito, e agradeceu e fez votos ao prefeito Jânio Natal de sucesso nas promessas de campanha.
O líder do governo, Dilmo Santiago (PL) explicou a questão das cirurgias eletivas cobradas por alguns vereadores, ressaltando que um dos significados dessa modalidade é que não designa urgência. “O município não está deixando de realizá-las. Com a pandemia, a demanda das UTIs aumentou, por conta da covid-19”, disse. Falou ainda sobre as licitações referentes à merenda escolar, e concordou que realmente são caras, mas não quer dizer que o valor total será empregado. “O valor poderá ser usado em até 24 milhões, mas não quer dizer que será gasto”, ressaltou.
Por fim, a presidente Ariana deu boas-vindas aos vereadores e a população salientando que 2022 é ano de eleição, e a importância do compromisso dos políticos em fazer melhorias e benefícios para toda população. Ariana apoiou o vereador Nilsão em relação à poluição visual na cidade causada pelos fios de operadoras e internet em desuso, bem como ao vereador Nido, sobre a questão do transporte de saúde que está deixando a desejar. “O prefeito está dando toda a estrutura necessária mas infelizmente o setor não tem apresentado resultado positivo. Peço a Miguel Balejo que olhe com atenção para essa questão”, disse a presidente.
Ela ainda falou sobre a questão da cobertura da feira do Campinho, também solicitada pela vereadora Lia Arigatô. “Os feirantes precisam trabalhar com dignidade. Eu também venho de uma família de feirantes”, salientou.
A presidente também parabenizou o prefeito pela estrado do Búfalo, solicitou a secretária Dilza disponibilidade de transporte escolar para os alunos de Pindorama, falou da importância de assegurar segurança à população na mobilidade urbana e solicitou limpeza urbana no Baianão. Disse ainda, que o prefeito não compareceu à primeira sessão do ano, por conta de uma viagem à Brasília com o objetivo de buscar recursos em prol de melhorias para Porto Seguro.