Na manhã desta quinta-feira (5/8), os vereadores retomaram seus trabalhos na Câmara Municipal de Porto Seguro, iniciando o segundo período Legislativo de 2021. Na ocasião, foi realizada uma sessão solene de abertura, que contou com a participação do chefe de Gabinete, Josemar Siquara, representando o prefeito Jânio Natal.
Na leitura da mensagem do prefeito, Siquara ressaltou a importância da união entre o Legislativo e o Executivo para o desenvolvimento de Porto Seguro. Citou ainda a importância da Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como o compromisso do governo para o desenvolvimento do município.
Reciprocidade
Em seguida, o vereador Roló salientou que “o prefeito tem deixado a desejar em relação ao atendimento aos vereadores. O secretariado não nos atende – é fundamental que haja reciprocidade. Às vezes, nós vereadores somos tratados como se fôssemos indigentes”, ressaltou Roló, frisando ainda a necessidade de uma assessoria de Comunicação do Executivo mais eficiente.
Vinícius Parracho agradeceu a presença do chefe de Gabinete chamando a atenção para o fato de que Siquara teve a oportunidade de trabalhar na gestão de Cláudia Oliveira e também na atual.
Participação popular
O vereador frisou a necessidade da participação popular na tomada de decisões. “Senti uma piora na participação dos conselhos. A gente precisa construir a cidade junto com os cidadãos. Precisamos ter acesso ao que está sendo planejado para a cidade”, defendeu o vereador Parracho.
O parlamentar questionou ainda em relação ao planejamento. “A gente tá aqui para trabalhar em conjunto. O Legislativo precisa ser respeitado”, disse.
Intercâmbio
“A orientação do prefeito é que todos os vereadores sejam bem atendidos pelos secretários. Se não está ocorrendo, a gente vai buscar uma ponte para o intercâmbio”, ressaltou o chefe de Gabinete, Josemar Siquara.
Em seguida, na sessão ordinária, o líder do governo, Dilmo Santiago, foi o primeiro vereador a fazer uso da palavra. O parlamentar iniciou seu discurso citando as melhorias para Porto Seguro, através de Jânio, nos sete meses de governo. “Temos o hospital da COVID e investimentos futuros em pavimentação a partir de setembro. Esse governo fará de Porto Seguro um lugar pra viver e ser feliz”, defendeu o líder.
Outros assuntos foram destaque na sessão ordinária, como a importância do incentivo ao esporte, principalmente nesse período olímpico que tem sido um momento importante para o Brasil, com medalhas na modalidade de skate entre outras; isenção de taxas a ambulantes; conquistas relacionadas aos catadores no lixão, através do vereador e vice Robinson Vinhas, etc.
Políticas públicas
“Que a gente possa avançar nas políticas públicas e que o Executivo possa nos dar o respeito para que a gente possa trabalhar de forma adequada para Porto Seguro”, disse o vereador Parracho.
Por fim, a presidente da Casa, Ariana Prates, desejou sorte aos vereadores e ao prefeito nesse segundo período Legislativo que se inicia. “Que possamos trabalhar em prol do povo e para o povo. Que Deus nos permita realizar um bom trabalho nesse segundo semestre”, disse a presidente.