Na tarde desta quinta-feira (19/8), a Câmara Municipal de Porto Seguro realizou uma sessão solene para homenagear o presidente do Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA), desembargador Lourival Almeida Trindade, com a mais alta honraria da Casa do Povo: o título de Cidadão Portossegurense, e também com a Comenda 22 de Abril, direcionada a personalidades que contribuem para o progresso e o desenvolvimento da região.
Na ocasião, a Mesa Diretora foi composta pelo homenageado, Dr. Lourival Trindade, o desembargador Sérgio Cafezeira, o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal; o vice e secretário de Turismo Paulo Onishi, e a presidente da Casa Legislativa, Ariana Prates.
Na abertura da solenidade, a presidente Ariana ressaltou que “é com satisfação que entregaremos esse título ao desembargador Lourival Trindade. Tê-lo como cidadão da nossa cidade é um imensa alegria. A indicação do título foi assinada por todos os vereadores”, disse a presidente.
Compromisso
Em seguida, o prefeito fez um discurso ressaltando que “é uma honra para nós de Porto Seguro está recebendo a autoridade máxima do judiciário da Bahia – o desembargador Lourival Trindade.. Esse título representa principalmente seu compromisso com a justiça baiana”.
Na sequência, Dr. Lourival Almeida Trindade fez um discurso de sessenta minutos – ocasião em que pôde demonstrar toda sua erudição e cultura, com frases permeadas por citações de inúmeros escritores clássicos da literatura estrangeira e brasileira como: Álvares de Azevedo, Clarisse Lispector, Rubem Alves, Caetano Veloso, o filósofo Jean-Paul Sartre, Albert Camus, José Saramago, Gabriel Garcia Marques, entre outros.
Ele agradeceu a homenagem salientando a importância dos índios como os primeiros habitantes na terra mãe do Brasil, e dizendo o quanto estava emocionado e honrado em receber o título de Cidadão Portossegurense e a Comenda 22 de Abril.
Gratidão
“Eu gostaria de expressar a minha mais profunda gratidão pela Câmara Municipal de Porto Seguro que me honrou com esse título de cidadão e com a medalha 22 de Abril, que têm significados tão fortes, simbólicos e sentimentais. Voltarei aqui mais vezes. O meu amor por Porto Seguro será maior que o próprio infinito, porque o infinito não cresce, mas o meu amor por essa cidade crescerá dentro de mim a todo instante e a todo momento”, ressaltou o desembargador.
Minicurrículo: Dr. Lourival Almeida Trindade formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, em 1973. Especializou-se em Novos Direitos e Direitos Emergentes pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano – UESB em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Pós-graduado no curso de especialização em Direito Processual pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano – UESB, em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Cursou Advocacia Criminal em São Paulo; Extensão em Direito Público Municipal, Assembleia Legislativa da Bahia; União dos Prefeitos da Bahia – UPB e Faculdade de Direito da Bahia; Direito Tributário, COAD; Comunicação e Argumentação Verbal – Instituto de Pesquisas Econômicas Sociais e Administrativas – IPEBA; Processo Civil – OAB – Subseção Vitória da Conquista. Mestrado no Programa de Postgrado en Maestría en Derecho Económico de la Faculdad de CC; Jurídicas, Políticas y Sociales de la Universidad Autónoma de Asuncíon – UAA, no Paraguai. Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, em Buenos Aires.
Atividade profissional: Conselheiro da Seccional da OAB-BA, 2001-2003. Desembargador do Tribunal De Justiça do Estado da Bahia, 2008. Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia no biênio 2014-2016. Professor de Direito Processual Penal, na Universidade Estadual do Sudoeste Baiano – UESB, 2001-2005 e membro do Instituto Baiano de Direito Penal.
OBRAS E TRABALHOS – Livro: A Ressocialização – Uma (dis)função da Pena de Prisão, 2003.
Presenças
Estiveram presentes na sessão solene: os secretários municipais – Relações Institucionais, Zaqueu Filho; Governo e Comunicação, Miguel Balejo; Assistência Social, João Portela; Meio Ambiente, Jânio Júnior; Procuradoria Geral do Município, Magaly de Souza; Obras e Infraestrutura, Denisson Rocha; Finanças, Rapold Haeter; Esporte e Lazer, Hélio de Paula; Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Eudes Piau; Agricultura e Pesca, Eriosvaldo Dias; Trânsito e Serviços Públicos, Luciano Alves; Educação, Dilza Reis; Controladoria geral do Município, Marivaldo Souza; Administração, Jaison Silva; vereadores: Van Van, Charles Sena, Saulo da Distribuidora, Reinaldo Farofa, Ronildo Alves, Pepo da Van, Robinson Vinhas, Nilsão, Eduardo Tocha, Lucas Barreto, Dilmo Santiago, e Lia Arigatô; também estiveram presentes autoridades do judiciário e da polícia civil.