Na sessão ordinária desta quinta-feira (30/9), os vereadores aprovaram por unanimidade dos presentes o projeto de lei do Legislativo Municipal, que institui o Dia do Evangélico no município de Porto Seguro. O projeto é assinado pelo vereador Reinaldo Bispo dos Santos – Farofa (PODE).
“Agradeço aos colegas vereadores, em especial a base evangélica pelo apoio. Esse projeto é muito importante. Temos a Semana do Evangélico, agora teremos também o Dia do Evangélico”, salientou o vereador Reinaldo Farofa.
Os parlamentares aprovaram ainda requerimentos, indicações, projeto de resolução para título de cidadania portossegurense e discutiram questões relevantes como a necessidade de contratação de médicos, entre outras..
Pequeno expediente
Eduardo Levino dos Santos – Tocha (PMB) usou seus três minutos na tribuna para falar sobre a sua visita à comunidade de Itaporanga e o encontro com o administrador local. Segundo Tocha, conforme informou o administrador de Itaporanga, está faltando estrutura na localidade. Solicito ao secretário de Obras, Denisson Rocha uma atenção especial para a região”, disse o vereador Tocha.
O parlamentar parabenizou ainda o prefeito Jânio Natal (PL) pelo serviço de excelência no aterro sanitário da cidade.
Em seguida, o vereador Ronildo Alves – Nido (PSD) relatou a sua participação, na última segunda-feira (27/9), da 1ª Conferência de Turismo de Porto Seguro. “Quero parabenizar a secretaria de Turismo e toda a sua equipe, pela realização de um evento tão importante para o nosso município. Gostaria que essa conferência já estivesse ocorrendo há mais tempo em Porto Seguro, pela importância do turismo para a nossa cidade”, disse o parlamentar.
Demandas
O vereador Derival Brito – Pepo da Van (PODE) agradeceu ao secretário de Trânsito e Serviços Públicos, Luciano Alves, por estar sempre pronto para atender as demandas da população através das solicitações dos vereadores. Ele também fez cobranças à secretaria de Saúde em relação a UPA de Arraial D’Ajuda, que está sem funcionar há seis meses, bem como a falta de remédios para a população no Programa de Saúde da Família (PFS).
Já o vereador Kempes Neville – Bolinha (PSC) cobrou da secretaria de Saúde providências diante da falta de medicamento controlado para a população.
O parlamentar falou ainda sobre a importância do requerimento de sua autoria, que solicita ao Executivo Municipal a contratação de médicos para os PSFs dos bairros: Miraporto, Mirante, Cambolo, Paraguai, Vila Parracho, Mercado do Povo, Vila Jardim, Parque Ecológico, e dentistas para os bairros Miraporto e Paraguai.
A vereadora Lionete Matsui – Lia Arigatô (Avante) solicitou ao secretário de Obras melhorias nos cemitérios de Porto Seguro, principalmente diante da proximidade do Dia dos Mortos, comemorado no dia 2 de novembro.
Rios
Na sequência, o vereador Vinícius Parracho (DEM) levantou a questão da poluição dos rios do município e desserviço da Embasa. “A gente sabe que a Embasa opera em Porto Seguro desde 2015, sem contrato. Essa semana, o rio Mundaí amanheceu com um número enorme de peixes mortos, e mais uma vez a gente precisa pensar em soluções efetivas. Não adianta multar a Embasa, porque a gente sabe que ela não paga, como vem ocorrendo nos últimos 20 anos”, disse o vereador.
Vinícius sugeriu a criação de unidades de conservação onde passam esses cursos d’água, e transformar esses espaços em parques efetivos. “Para que a gente possa necessariamente ter esses rios de volta em ambientes saudáveis, e as pessoas possam usufruir deles”, defendeu.
Em seu pronunciamento, Dr. Anderson Ricelli (Pode) ressaltou a importância da participação popular na Conferência Municipal de Saúde. O vereador lamentou a escassa participação de representantes da sociedade no evento que ocorreu recentemente na cidade. “É muito importante a participação do povo nessa conferência, pois é onde pode cobrar por cirurgias, profissionais da saúde, diagnosticar falhas no sistema e propor melhorias”, ressaltou.
O vereador Lucas Barreto (PMB) prestou condolências às vítimas pelo acidente na BR 101 e cobrou por licitações de máquinas para realização de obras de pavimentação.
Transporte complementar
Já o vice-presidente da Casa, Robson Vinhas (PCdoB) agradeceu ao prefeito e ao secretário Luciano Alves por terem atendido às solicitações do pessoal do transporte complementar. Segundo o vereador, a situação da categoria está ficando insustentável porque outras pessoas que não fazem parte da classe estão fazendo o mesmo tipo de serviço.
Robson ressaltou ainda que a lei aprovada na Câmara será seguida, combatendo todo tipo de arbitrariedade.
Agradecimentos marcaram o discurso do vereador Evanildo Lage (PSD). Ele agradeceu ao secretário Luciano pelo apoio à festa de Vale Verde e ao prefeito pelas melhorias no aterro sanitário de Porto Seguro.
O vereador Charles Sena (PROS) falou sobre a importância do seu requerimento e indicação: para construção do estádio do povoado de Pindorama, revitalização com paisagismo na rua João Carlos na proximidade com o SESC, revitalização nas imediações do Posto de Saúde da Vila Valdete, pavimentação e drenagem da av. Bahia no Alto do Mundai até o anel viário e ruas transversais, pavimentação e drenagem na rua Raul Seixas no bairro Vila Verde.
Em seu discurso, o vereador Enildo da Gama – Roló (PSC) falou sobre a questão do pessoal de Imbirussu de Dentro, argumentando que cabe a justiça resolver, e que não compete à Câmara Municipal solucionar o problema. “Caso a competência pertencesse à Casa, eu seria o primeiro a apoiar a causa”, salientou.
Roló agradeceu ao secretário Luciano pela atenção aos vereadores e parabenizou Jânio por ter um secretário tão eficiente como Luciano Alves.
O vereador Reinaldo Farofa (PODE) também agradeceu e sugeriu ao secretário Luciano Alves para fazer um cronograma antes de iniciar o serviço de patrolamento em Trancoso e Caraíva.
Farofa ressaltou ainda a importância do projeto de lei 126/2021, que regulamenta a profissão de bombeiro civil em Porto Seguro.
Médicos
Em relação à questão da falta de médicos no município, o líder do governo Dilmo Santiago (PL) informou que conforme as recomendações do Ministério Público, a contração só é permitida mediante a realização de seletiva.
Por fim, a presidente da Casa, Ariana Prates (PL) ressaltou a importância da contratação de médicos para Porto Seguro, salientando que há vários dias que estão faltando esses profissionais em Pindorama.
Ariana sugeriu aos demais vereadores para fazerem um ofício ao MP, solicitando a permissão para a contratação de médicos. “A comunidade não pode ficar sem esses profissionais”, frisou.
Em relação ao transporte complementar, a presidente salientou a luta em defesa da categoria e ressaltou que “é simplesmente uma questão de fiscalização. Cabe à secretaria responsável fiscalizar a situação”, disse.