Câmara realiza solenidade para entrega de título de Cidadão e Medalha 22 de Abril

foto da sessão

Na tarde desta sexta-feira (29), a Câmara Municipal de Porto Seguro realizou uma sessão solene para a entrega de título de Cidadão Porto-Segurense – a maior honraria do município, e a medalha 22 de Abril  para o superintendente  da secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União –SPU, Sr. Abelardo de Jesus Filho.

A Medalha 22 de Abril foi criada pela atual gestão municipal com o objetivo de agraciar personalidades que se destacam no trabalho em prol dos brasileiros. A comenda recebeu essa denominação em homenagem ao Dia do Descobrimento –, aniversário do Brasil.

A mesa de honra foi composta pela presidente da CMPS, Ariana Prates (PL); pelo prefeito Jânio Natal (PL), deputado federal João Carlos Bacelar, mais conhecido como Jonga Bacelar; o vice-prefeito e secretário de Turismo Paulo Onishi e o homenageado – Sr. Abelardo de Jesus Filho.

Dia especial

No início da cerimônia, após os hinos Nacional e Municipal serem tocados a presidente Ariana cumprimentou a todos os secretários e demais autoridades presentes, ressaltando que “hoje é um dia especial por estarmos homenageando o Sr. Abelardo em reconhecimento à sua importância para o nosso município”.

Em seguida, o vice-prefeito, Paulinho Toa Toa parabenizou os vereadores Evanildo Lage – Van Van (PSD) e Ronildo Alves – Nido (PSD) pela autoria da indicação do título de cidadania porto-segurense ao Sr. Abelardo de Jesus Filho, e ressaltou o relevante papel que o homenageado exerceu para a regulamentação das barracas de praia de Porto Seguro.

O líder do governo, Dilmo Santiago (PL), também falou sobre a importância que o Sr. Abelardo teve para a solução da questão das barracas de praia em relação ao turismo. “Tenho orgulho de ter o Sr. Abelardo

como filho dessa terra. Sem as barracas de praia das Orlas Norte e Sul seria a falência da nossa cidade”. disse o líder de governo.

Na sequência, o vereador Nido agradeceu e parabenizou o homenageado salientando que “foi uma honra fazer essa indicação do título de Cidadão Porto-segurense junto com Van Van e demais vereadores”.

O deputado federal Jonga Bacelar também falou da competência do superintendente  da secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União –SPU e parabenizou os vereadores pela homenagem.

Admiração

Na ocasião, o prefeito Jânio Natal saldou as autoridades presentes e em seguida, falou da sua admiração pelo homenageado pela forma como conduz a SPU, bem como o conhecimento das pessoas e também das localidades do município”.

O prefeito criticou ainda a atitude de alguns órgãos fiscalizadores que se preocupam mais em proibir e punir do orientar. E elogiou a atuação e orientação do Sr. Abelardo em relação ao projeto da marina.

“Nós temos orgulho de estar agraciando o senhor nessa Casa por mérito e teremos o maior prazer de ceder um espaço para a instalação do SPU no nosso município”, disse o prefeito Jânio Natal.

Por fim, o Sr. Abelardo agradeceu a presidente Ariana, Van Van, Nido e demais vereadores pela homenagem e falou da sua felicidade por ter podido colaborar no processo da regulamentação das barracas de praia.

Ele falou ainda sobre o seu desejo de implantar um escritório do SPU em Porto Seguro. “A Cidade Mãe do Brasil merece, e farei de tudo para realizar esse sonho”, ressaltou.

Perfil

O homenageado possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1988), Especialização em Engenharia de Irrigação pelo CEDEX/MOPU Madrid – Espanha (1990) e Mestrado em Análise Regional pela Universidade Salvador – UNIFACS (2004).

Atualmente é superintendente  da secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União –SPU.

Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos hídricos, agricultura irrigada, sistemas de irrigação, conflito de usos de água e métodos de irrigação. Além disso tem experiência em Planejamento Local e Regional, principalmente devido a sua atuação na SUDENE e no Ministério da Integração Nacional.

Foi professor universitário e ministrou a disciplina Economia Brasileira na UNIME/BA, Economia Regional, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Administração da Produção I e II na graduação da FAAD/BA e Elaboração e Gestão de Projetos na pós-graduação da FAAD/BA. Além disso, ministrou a disciplina Estratégia da Empresa Rural – no NUPPEAD – UNIFACS, em Salvador – BA.

Presenças

Secretários municipais: Miguel Ballejo, Jânio Júnior, Dilza Reis, Danisson Rocha, o tenente-coronel do 8º Batalhão, Alexandre Costa de Souza; cônsul de Portugal em Porto Seguro, Moacyr Andrade; Dra. Magali, entre outros.