Na tarde desta quinta-feira (29/9) o Legislativo Municipal de Porto Seguro realizou a Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão Porto-Segurense –, a mais alta comenda concedida pela Casa, ao Desembargador Dr. José Edivaldo Rocha Rotondano, Corregedor do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; ao Juiz de Direito Dr. Rogério Barbosa de Souza e Silva e ao Desembargador Dr. Nilson Soares Castelo Branco – Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
Eles também foram homenageados pelo prefeito Jânio Natal, com a Medalha 22 de Abril, que destina-se a condecorar personalidades e pessoas que prestam relevantes serviços a Porto Seguro e seu povo.
A Mesa de Honra foi formada por Dr. José Edivaldo Rocha Rotondano, Dr. Nilson Soares Castelo Branco, Dr. Rogério Barbosa de Souza, Jânio Natal e o vereador Robson Vinhas.
Terra Mãe do Brasil
Ao receberem as homenagens os magistrados agradeceram ao prefeito e aos vereadores e ressaltaram a honra e satisfação por se tornarem filhos da Terra Mãe do Brasil. “É com satisfação que recebo o título de Cidadão Porto-Segurense. Cheguei nessa cidade em 2016, e sempre me senti muito acolhido”, disse Dr. Rogerio.
“Receber o título de cidadão dessa cidade é motivo de muito orgulho e satisfação. Agradeço a Câmara, a todos os vereadores e minha eterna gratidão ao gestor exemplar e amigo pessoal Jânio Natal pela homenagem. Esse título não só é dirigido a mim, mas também ao poder judiciário”, ressaltou Dr. José Edivaldo.
Ao entregar a homenagem ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Dr. Nilson Soares Castelo Branco, o prefeito salientou que “é um prazer recebê-lo nessa Casa. Todos nós baianos nos orgulhamos de Vossa Excelência. É uma satisfação tê-lo como filho de nosso município, assim como Dr. Rogerio e Dr. José Edivaldo”, disse o prefeito.
A condecoração ao Dr. Nilson Castelo Branco foi concedida por meio de um Projeto de Resolução proposto pelo vereador Dilmo Batista Santiago e aprovado, por unanimidade, pelos demais parlamentares, em sessão ordinária.
Política
O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia agradeceu a homenagem e ressaltou que “é na política que nós conhecemos o caráter da pessoa humana. É preciso reconhecer também que está na política a única possível alternativa de mudar o Brasil. Menos Brasília e mais Brasil”.
No encerramento da sessão, o prefeito convidou aos presentes para participarem da inauguração do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos – CEJUSC.
Perfil do Desembargador Dr. José Edivaldo Rocha Rotondano,
Integrante da carreira do Ministério Público estadual desde o ano de 1984, José Edivaldo Rotondano desenvolveu as atribuições de promotor de Justiça nas comarcas de Casa Nova, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Camaçari. Em Salvador, foi promotor da área de Família, coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis e de Fundações (Caocif) e atuou como assessor especial do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça. No ano de 2008, foi empossado no cargo de procurador de Justiça.
Perfil do Desembargador Dr. Nilson Soares Castelo Branco
Nascido no dia 16 de setembro de 1956, em Salvador, Nilson Soares Castelo Branco se formou em direito na Universidade Católica de Salvador (atual Ucsal) em 1979.
Formado, Castelo Branco exerceu a advocacia nas áreas de direito municipal, eleitoral, civil e administrativo até 2010, quando se candidatou à vaga de desembargador pelo quinto constitucional.
Com pós-graduação em Direito Público pela Universidade de Salvador em 2000, ele ainda foi professor de Ética Profissional e Deontologia Jurídica na Faculdade de Direito da Universidade Salvador em 2008.
Foi Presidente do Comitê Gestor do Fundo de Segurança de Magistrados da Bahia (FUNSEG-BA), no período de 13/02/2020 a 02/08/2020; membro do Comitê Gestor do Fundo Estadual de Segurança dos Magistrados da Bahia, no biênio 2020/2022 (DJ n. 757/2020), a partir de 03/08/2020 e membro do Comitê de Governança do TJBA (Resolução n. 12/2016), no biênio 2020/2022 (DJ n. 121/2020).
– Inauguração do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos – CEJUSC.
Presenças
Além de amigos e familiares, a Sessão Solene também contou com a presença dos vereadores Dilmo Batista Santiago, Lionete Matsui, Enildo da Gama, Reinaldo Bispo, Lucas Barreto, Eduardo Levino Soares, Robson Vinhas, Ronildo Alves; a juíza Titular da 2ª Vara Criminal de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Porto Seguro, Michele Quadros; juiz da Vara Crime de Porto Seguro, André Strogenski; Dra. Darrielle Aleixo, Dr. Bruno Gontijo, Dra. Jaqueline Magnavita, Dra. Magali Souza, secretário da Casa Civil, Josemar Siquara, Dr. Rodrigo Bonatti, Dr. Moacir Andrade, Cel Alexandre, entre outros.